quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Arquitetura Antiga Milão - Top 3

          Confira abaixo as construções que são referência como arquitetura antiga na cidade de Milão:

1) Duomo

          Catedral gótica, localizada na praça de mesmo nome, é a maior jóia da cidade, com 157 m de comprimento e 109 m de largura. O interior tem cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros, divididas por 40 pilares. Possui um transepto com três naves.

          A construção do edifício começou em 1386 sob a iniciativa do arcebispo Antonio da Saluzzo, em um estilo gótico tardio de influência francesa e centro-europeia, distinto ao estilo corrente na Itália de então. Os trabalhos foram apoiados pelo senhor da cidade, o duque Gian Galeazzo Visconti, que impulsou a obra através de facilidades fiscais e promoveu o uso do mármore de Candoglia como material de construção.
Entre 1500 e 1510 a cúpula octagonal do cruzeiro foi completada e o interior foi decorado com várias séries de estátuas.No século XVII a fachada foi construída, em estilo maneirista. Em meados do século XVIII foi completada a parte externa da cúpula, onde foi colocada a estátua da Madoninna.

         Em 1805, por iniciativa direta de Napoleão, que havia invadido a Itália, as obras foram recomeçadas. Nessa época a fachada principal e grande parte dos detalhes exteriores, como os pináculos, foi completada em uma mistura de estilos, entre o neogótico e o neobarroco.

        Apenas em 1813 foi a catedral dada por finalizada, mais de quatrocentos anos após o início das obras. Porém no XX século foi julgado necesário cambiar as cinco portas da fachada, o que só foi acabado em 1965. A catedral é atualmente um importante ponto turístico de Milão, e do alto do seu terraço é possível vislumbrar toda a cidade.




2) Galleria Vittorio Emanuele II

             A Galleria Vittorio Emanuele II é uma impressionante construção coberta por uma estrutura de ferro com cúpulas de vidro e afrescos. A galeria foi construída em 1877 para comunicar a Piazza del Duomo com a Piazza della Scala. Projetada em forma de cruz, por Guiseppe Mengoni, possui diferentes entradas em forma de arcos de triunfo. Em sua época foi uma das primeiras nesse estilos e teve como referência a Burlington Arcade, de Londres. Desde sua inauguração, recebe uma multidão de turistas, que visitam os restaurante e cafés e lojas de grifes de situam-se dentro da Galleria.




3) Teatro alla Scala

           O Teatro alla Scala foi construído por determinação da imperatriz Maria Teresa da Áustria, para substituir o Teatro Regio Ducale, destruído por um incêndio em 1776, devendo seu nome à igreja de Santa Maria alla Scala que antes se erguia no local.
          Obra do arquiteto neoclássico Giuseppe Piermarini, foi inaugurado em1778 com a opera de Antonio Salieri.
         Atualmente pode receber cerca de 3 mil espectadores e é uma das óperas mais prestigiadas do mundo.
              Acesse o site do Teatro:  http://www.teatroallascala.org/en/index.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário