segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Grandes projetos arquitetônicos - Milão


Universidade Luigi Bocconi

           O novo prédio da Universidade Luigi Bocconi, projetado pelo escritório Irlandês Grafton Architects, foi escolhido como o edifício Internacional do Ano, bateu nomes como Zaha Hadid e Norman Foster. Além disso, foi vencedor do World Architectural Festival. 

      Um edifício da Universidade ocupa um terreno de 70m x 160m se destaca do entorno gerando curiosidade das pessoas que passam pelas calçadas. O prédio não abriga salas de aulas e sim escritórios, salas didáticas e uma sala Magna para 1000 pessoas. O jogo composto por diversos volumes retangulares fornece iluminação e ventilação suficiente a cada bloco. 

      O edifício é uma parada obrigatória para arquitetos que querem ver um pouquinho de arquitetura contemporânea realizada em Milão nos últimos anos.




Shopping Centre Portello

              O Shopping Centre Portello é um centro comercial projetado pelo Studio Valle Architetti Associati entre 1998 e 2001. O projeto do centro propõe uma série de espaços urbanos (com habitação, escritórios e um parque) e caminhos pedonais que ligam duas antigas instalações separadas, divididas por uma freeway. 

             O complexo é formado por cinco prédios com supermercados e lojas no térreo e escritórios acima. Eles estão relacionados por ruas com pórticos que se fundem em uma praça central coberto por um dossel de 14 metros de altura. 

           O complexo é composto por um parque de estacionamento público subterrâneo de 30.000 metros² que conecta todos os edifícios. Conta ainda com 25.000 metros quadrados de lojas, escritórios e atividades artesanais. É o primeiro centro comercial na Itália, que inclui várias funções e é totalmente caracterizado por espaços públicos para pedestres ao ar livre. Pelo seu valor na renovação urbana, recebeu uma menção especial na Medalha de Ouro de Arquitetura italiana em 2006.




The New Trade Fair 

         The New Trade Fair é um projeto importante para a cidade de Milão. Por suas dimensões é considerado um dos maiores "edifícios"' da Europa. É parte da ampla estrutura do espaço suburbano que está localizado na periferia da cidade. Dentro da vasta área local, concentram-se centros de serviços, escritórios e áreas de exposição. 

             O projeto é caracterizado por um eixo central. A cobertura transparente do eixo modifica o espaço e representa a visão de continuidade. Os pavilhões estão situadas em ambos os lados do eixo. Suas fachadas reflexivo revestido com painéis de aço espelham a imagem de pessoas caminhando. Principais entradas para o complexo escultural são projetados para as duas extremidades do caminho. 

           A arquitetura pode ser descrita como arte "contaminados": ele sobrevive por retransmissão de outros "universos", que controla o movimento e as mudanças, ele tenta representar o que está acontecendo, e se relacionar com cada pessoa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário