terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Mania de Grandeza dos Chineses

Dizem que os chineses gostam de fazer construções tão grandes que possam ser vistas do espaço. Na verdade, astronauta nenhum, seria capaz de ver a milenar Grande Muralha da China, com 7.300 quilômetros de extensão. Mas o mito permanece, assim como o gosto pelo gigantismo. 

A área total construída na China dobrou entre 1999 e 2005, período em que foram finalizadas obras que totalizam 6 bilhões de metros quadrados. Isso equivale a quatro vezes a área total da cidade de São Paulo. O país consome 40% do cimento mundial. 

O interesse dos chineses não é apenas por obras grandiosas, mas também por desenhos arquitetônicos chamativos e ousados. Alguns dos arquitetos mais famosos têm projetos em andamento na China. Xangai, o centro financeiro e comercial da China, concentra os prédios mais modernos e os arranha-céus mais altos do país. No entanto, a transformação urbanística mais radical, acontece em Pequim.

Confira algumas das grandes obras da China: 

1) Hidroelétrica ou Barragem das Três Gargantas - Yichang 

Para suprir a demanda crescente por energia da China, em Yichang, Hubei concentra-se a maior barragem e represa do mundo, e a segunda maior hidroelétrica em energia gerada. Esta, está construída no rio Yang-tsé, o maior do país. Período de construção 1994 a 2006. 




2) Ponte ferroviária Danyang-Kunshan – Xangai 

Maior ponte do mundo, com 164km de extensão que liga Xangai a Pequim. Na verdade, a China é especialista no quesito de construção de pontes ferroviária. São 6 pontes de 42 a 164km de extensão, sendo as três maiores do mundo de 164km(Ponte ferroviária Danyang-Kunshan), 113km (Grande viaduto Ferroviário de Tianjin) e 79km (Grande viaduto Ferroviário de Weinan Weihe). 



3) Shopping Center Golden Resources - Pequim 

Um dos maiores shopping center do mundo, com 557.000 metros quadrados de área. Foi inaugurado em 2005, o estabelecimento tem seis andares, cerca de 1.000 lojas, 230 escadas rolantes , além de atrações como pista de patinação. São necessários pelo menos dois dias para que um comprador explore toda a sua extensão. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário