sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Desvendando os Jardins Chineses

A jardinagem da China teve sua origem em torno de 200 anos  a.C. Os imperadores criaram jardins cercados, propícios à contemplação, cujos elementos básicos eram as pedras, riachos e lagos, onde se limitavam a ordenar as plantas nativas. Naquela época acreditava-se que ao norte da China havia um lugar para os imortais, uma espécie de lago-ilha. A imitação deste local imaginário efetivou o estilo chinês, com palácios vermelhos em meio às rochas, lagos cobertos de lótus e rodeados de chorões.



No período da dinastia Zhou, a mais de 3 mil anos atrás,  os imperadores tinham como dito popular que “a natureza e os jardins alimentam a alma” por isso, eles recorriam  aos jardins para reconciliar as emoções e descansar o espírito. Hoje o povo cultua este dito, e apreciam passar horas contemplando a natureza e relaxando nos parques.


Para os chineses, os parques  são uma combinação de paisagem, espiritualidade e arte. O   jardim faz parte do lar de cada um e, ao mesmo tempo, é  um lugar de recreio, um lugar “mágico”, um cosmos em miniatura no que se tenta recriar a imagem de uma natureza ideal. A idealização dos jardins chineses é fornecer a espiritual utopia que consiga conectar o homem com natureza.

 A arte na jardinagem japonesa consiste em concentrar a atenção sobre o essencial, seja das formas precisas ou a sutileza das matizes; todas as plantas são extremamente valorizadas. São usadas comumente plantas perenes, criando um quadro estável seja qual for a estação do ano.

Confira imagens dos mais famosos jardins chineses:

  1. Yu Gardens  - Localizado em Shangai. Este jardim tem aproximadamente  400 anos e deriva da dinastia Ming, foi construído durante o reinado de Jia Jin, e restaurado na década de 1960. 

  1. Jardins de Suzhou -  (Jardim do Quiosque Canglang, o Jardim do Bosque de Leões e o Jardim da Administração Humilde e Liuyuan): foram tombados na Lista dos Patrimônios Mundiais em 1997 por cristalizarem as características da arquitetura de jardins chineses criadas durante mais de dois mil anos.

  1. Jardim YuanMingYuan (Antigo Palácio de Verão)  - Localizado em  Beijing. É conhecido por ser o mais famoso jardim imperial da China. Tem uma superfície de 347 hectares. Concentram em si os jardins de diferentes estilos de todo o país e combina as características arquitetônicas do Ocidente com as tradicionais. Em 1860, foi queimado pela aliança das forças armadas inglesas e francesas e restam hoje em dias as ruínas do jardim.
Arte em jardins



Nenhum comentário:

Postar um comentário