quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Arquitetura Chinesa

A China é referência em arquitetura, estando entre as três mais importantes do mundo, logo ao lado da arquitetura ocidental e da islâmica e exercendo grande influência sobre arquitetura em outros países como no Japão, Coréia, Vietnã e Mongólia.

Portal da Suprema Harmonia - Beijim

Para os chineses, a arquitetura deveria ser uma réplica do universo. As formas quadradas, que representam a terra, e as arredondadas, que simbolizam o céu, combinam-se de tal maneira que tanto templos quanto pagodes exibem aparência semelhante em destaque a essas normas.


Pagode de Liuhe

 Grande Pagode do Ganso Selvagem

Como regra, a arquitetura se baseia em estruturas de madeira, cristalizando os conceitos dos chineses quanto à moral, natureza, estética e valor. Entre suas principais características está o realce concedido ao poder imperial e aos conceitos da rígida hierarquia. Isto pode ser observado no design dos palácios e na estrutura das antigas capitais. Ela prioriza a estética dos conjuntos, caracterizada por um eixo simétrico que respeita a natureza e procura harmonizá-los às condições naturais por intermédio da simplicidade e beleza contida.

Palácio de Verão - Beijim

No geral, as construções chinesas que mais receberam atenção foram os templos, localizados sobre um terraço com orientação específica, tendo em vista as estações do ano. Um exemplo é o da Cidade Proibida, construída para o imperador no início do século XV.


Cidade Proibida- Beijim

O Templo do Céu, situado na Cidade Proibida de Pequim, é um resumo das tendências da arquitetura chinesa. Une o circular, o céu, com os três níveis de tetos curvados para cima, uma proteção eficiente contra a energia negativa. Os telhados típicos de terracota, com suas pontas para cima, além de serem uma realização complexa, simbolizam na China a união entre o celestial e o terrestre.

 Templo do Céu

Nos dias de hoje, a arquitetura moderna chinesa mantém o estilo tradicional, integrando as novas manifestações da sociedade moderna e assimilando as características artísticas do Ocidente.
Os arquitetos chineses buscam em suas construções a perfeição e a grandeza na construção de obras ousadas. Em Shangai, concentram-se os prédios mais modernos e os arranha-céus mais altos do país. Confira abaixo as obras de arte da arquitetura chinesa moderna:

Centro de Shangai

Edificios  de Shangai

China World Center - Pequim


Nenhum comentário:

Postar um comentário