quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tradição, Sabor, Cor, Aroma e Arte na Cozinha Chinesa

A culinária chinesa caracteriza-se por uma culinária bastante exótica, rica e difundida mundialmente.  A cozinha chinesa ultrapassa o âmbito das habilidades culinárias e é consolidada como uma delicada arte milenar. As técnicas de preparo dos pratos são baseadas no taoísmo (ensinamento deixado por filósofos chineses) e os ingredientes seguem o princípio no yin e yan: pólos contrários que se completam. É comum a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.


Por  tradição, os chineses  tem o hábito de misturar em seus pratos diversos produtos e temperos. Costumam cozinhar desde arroz a carne de porco, soja, verduras e vegetais como algas e bambo à carnes exóticas.


Cada província tem desenvolvido um tipo de cozinha, mas o arroz e a soja são alimentos imprescindíveis em todo prato chinês. Os temperos populares são o shoyo ( molho a base de soja), gengibre fresco, óleo de gergelim, pimenta, saquê chinês, ajinomoto e açúcar.


A culinária da parte norte da China (inclusive de Pequim) se caracteriza pela importância das massas e frituras: talharim, pastéis, bolinhos de carne. A comida é temperada com amendoim, milho, soja e carne de cordeiro.  Já os pratos da região do sul  (Guangdong) são bastante variados. Não é novidade a utilização de iguarias muito exóticas, como barbatanas de tubarão e gafanhotos. No oeste da China (Szenchwan)  a culinária se assemelha a comida baiana. A pimenta é muitíssimo apreciada e os pratos com frango se destacam. No oeste (Shangai)  os frutos do mar são muito utilizados no preparo das receitas e o rolinho primavera é o prato mais conhecido.

Para comer, os chineses usam instrumentos parecidos com o hashi japonês, que segundo eles, tornam a comida mais saborosa. Geralmente, os mesmos não tem o costume de tomar bebidas junto com as refeições; dão preferência à sopa de soja.

Prepare-se para conferir novos sabores na China!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário